Se querem descobrir e fotografar achados da Natureza da Praia de Quiaios e da Serra da Boa Viagem, visitem uma das regiões mais ricas em Biodiversidade e Geologia de Portugal!


Pesquisar neste blogue

Mapa da Serra da Boa Viagem com Trilhos (Triângulo do Cabo Mondego)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

6 A ecologia e os ecossistemas (Wiki...

6   A ecologia e os ecossistemas

Ecossistema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação , pesquisa

Ecossistema  (grego oykos , casa + σύστημα ) designa o conjunto formado por todos os fatores bióticos  e abióticos  que atuam simultaneamente sobre determinada região. Considerando como fatores bióticos as diversas populações de animais , plantas  e bactérias  e os abióticos os fatores externos como a água , o sol, o solo , o gelo , o vento . São chamados agroecossistemas  quando além destes fatores, atua ao menos uma população agrícola . A alteração de um único elemento costuma causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. Todos os ecossistemas do mundo formam a Biosfera .

Índice

[esconder]

Funcionamento

A base de um ecossistema são os produtores que são os organismos  capazes de fazer fotossíntese  ou quimiossíntese . Produzem e acumulam energia  através de processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água , gás carbônico  e luz . Em ambientes afóticos (sem luz), também existem produtores, mas neste caso a fonte utilizada para a síntese de matéria orgânica não é luz mas a energia liberada nas reações químicas  de oxidação  efetuadas nas células  (como por exemplo em reações de oxidação de compostos de enxofre). Este processo denominado quimiossíntese  é realizado por muitas bactérias  terrestres e aquáticas.

Dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar , destacam-se:

  • Consumidores primários:

São os animais  que se alimentam dos produtores, ou seja, são as espécies herbívoras . Milhares de espécies presentes em terra  ou na água , se adaptaram para consumir vegetais , sem dúvida a maior fonte de alimento  do planeta . Os consumidores primários podem ser desde microscópicas  larvas planctônicas, ou invertebrados  bentônicos (de fundo) pastadores, até grandes mamíferos terrestres como a girafa e o elefante.

  • Consumidores secundários:

São os animais  que se alimentam dos herbívoros , a primeira categoria de animais carnívoros.

  • Consumidores terciários:

São os grandes predadores como os tubarões , orcas  e leões , os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores  de topo de cadeia. Tem como característica, normalmente, o grande tamanho e menores densidades populacionais .

  • Decompositores ou biorredutores:

São os organismos  responsáveis pela decomposição  da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes  minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente . Os decompositores, representados pelas bactérias  e fungos , são o último elo da cadeia trófica, fechando o ciclo. A seqüência de organismos relacionados pela predação constitui uma cadeia alimentar , cuja estrutura é simples, unidirecional e não ramificada.

Pirâmide ecológica

O fluxo de matéria e energia nos ecossistemas pode ser representado por meio de pirâmides, que poderão ser de energia, de biomassa (matéria) ou de números. Nas pirâmides ecológicas, a base é quase sempre mais larga que o topo. A quantidade de matéria (biomassa) e de energia transferível de um nível trófico para outro sofre um decréscimo de 1/10 a cada passagem, ou seja, cada organismo transfere apenas um décimo da matéria e da energia que absorveu.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores

Contribuidores