Se querem descobrir e fotografar achados da Natureza da Praia de Quiaios e da Serra da Boa Viagem, visitem uma das regiões mais ricas em Biodiversidade e Geologia de Portugal!

Pesquisar neste blogue

Mapa da Serra da Boa Viagem com Trilhos (Triângulo do Cabo Mondego)

sábado, 13 de abril de 2013

Caminhada atá a Costinha

Caminhada de Outono até a Praia da Costinha

Para começar a caminhada no Google-Earth carrega a caminhada para os --> Locais temporários  ( Temporary Places ) do Google-Earth [1]   a partir do ficheiro   20091122102845-4b0982dd9fe6a2.60971883.kmz como indicado nas imagens seguintes:

  20091122102845-4b0982dd9fe6a2.60971883.kmz

A caminhada começa depois ser inicializada como demonstrado nas imagens seguintes. Tem de interromper a caminhada temporariamente (pelo botão que encontra no lado esquerdo no fundo da imagem (II)) para poder abrir os Indicadores de local  ( placemarks ) amarelos e para poder ver um slideshow ou um Vídeo You-Tube dentro da janela do Indicador de local ( placemark ). Depois pode retomar a caminhada (cliquar novamente no botão no lado esquerdo no fundo da imagem (>)). Também pode acelarar a caminhada (>>) ou ir para trás (<<) e mudar o ângulo de vista quando a caminhada estiver parada.

Processo de activar uma caminhada (Tour) no Google-Earth a partir de um ficheiro (kmz):

Passo 1  - Para activar uma caminhada (Play Tour) : Depois ter carregado o ficheiro (*.kmz) para os Locais temporários  ( Temporary Places)  do Google Earth tem de seleccionar a caminhada (Tour)

1  - Activar a checkbox da caminhada  (marcado por 1   na figura )) e

2 - Activar a caminhada  - cliquando no botão  (marcado por  2   na figura ) ) .

Deve aparecer depois da activação da caminhada a barra do controlo da caminhada  no fundo do vídeo da caminhada (marcado por 3 na figura ) .  O botão de activação na barra do controlo  deve estar em estado ( II ). Se a caminhada ainda não estiver activada, o botão ( 3 ) está em estado ( > ) e tem de cliquar novamente neste botão. Se a barra do controlo  não estiver visível na imagem, coloca o cursor no lado esquerdo do fundo da imagem para tornar a barra visível. Pode demorar algum tempo para a câmara de vídeo começar a voar em cima do caminho. Pode acelerar este processo se carregue uma ou duas vezes no botão (>>). Para inspeccionar um Foto  (quadrados azuis) ou um Indicador de local   (setas amarelas) tem de parar a caminhada temporariamente .

Passo 2  - Parar temporariamente a caminhada e abrir um Indicador de local ( placemark )  ou imagem do Google : Cliquar em (II)  da barra da caminhada e cliquar seguidamente num Indicador de local ( placemark ):

Passo 3 - Para activar uma apresentação de diapositivos  ( slideshow ) : Colocar o cursor no fundo da imagem (para a barra do slideshow  aparecer) e pressionar o botão (>) para iniciar o slideshow Outras opções sâo: retroceder um diapositivo (<-); avançar um diapositivo (->); aumentar ou diminuir o tempo da apresentação das imagens (+/-) e ocultar ou mostrar legendas (se existirem);

Passo 4  - Reactivar novamente a caminhada (>) até ao próximo Indicador do Local ( placemark ) ou ponto de paragem desejado : Pressionar a seta (>) na barra da caminhada;

Passos seguidos:  Para abrir mais placemarks repetir seguidamente passos 2,3 e 4 até ao fim da caminhada.


[1] O Google Earth tem de estar instalado no seu computador - caso de ainda não estar instalado tem de fazer primeiro o download e instalar o programa. Para instalação faça o download a partir de: Download do Google-Earth )

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores

Contribuidores