Se querem descobrir e fotografar achados da Natureza da Praia de Quiaios e da Serra da Boa Viagem, visitem uma das regiões mais ricas em Biodiversidade e Geologia de Portugal!


Pesquisar neste blogue

Mapa da Serra da Boa Viagem com Trilhos (Triângulo do Cabo Mondego)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Caminhadas na Freguesia de Quiaios

Caminhadas na Freguesia de Quiaios

- Itinerários -

Associação Trilhos de Esplendor

(Praia de Quiaios)


(Deutsche übersetzung und Bearbeitung siehe --> Wanderwege am Cabo Mondego und in der Fregesia von Quiaios)

A Freguesia de Quiaios, situada ao Norte da Serra da Boa Viagem e do Cabo Mondego no Conselho da Figueira da Foz, constitui com a sua beleza e variedade paisagística um ponto de partida ideal para caminhadas ecológicas em paisagens variadas com biodiversidade elevada.

Esta freguesia possui paisagens diversificadas e ecossistemas com espécies de animais e plantas raras e únicas, autênticas preciosidades sob vista biológica e ecológica. O mesmo pode dizer se sobre o espólio geológico do Cabo Mondego que contém fósseis do Jurássico e Cretácico com um valor científico inestimável.


As paisagens desta freguesia deixam-se agrupar em 4 categorias diferentes:


  1. A Serra da Boa Viagem com formações calcárias do Jurássico e Cretácico e com uma Fauna e Flora bem adaptada ao clima da costa atlântica – ideal para caminhadas e passeios de bicicletas em ambiente montanhoso;

  2. As Falésias e Recifes do Cabo Mondego com uma Fauna e Flora Marinha diversificada e espólios valiosos de Fósseis do Jurássico – com pequenas praias de rochedo com privacidade para um descanso fora das multidões;

  3. As Praias e Dunas de Quiaios com dunas móveis e arborizadas – para um turismo de praia, caminhadas e passeios de bicicleta;

  4. As Lagoas de Quiaios (Lagoa das Braças; Lagoa da Vela e Lagoa da Salgueira) – ecossistemas raros – para a contemplação da beleza tranquila e única destas lagoas como para estudos biológicos e observações ornitológicas.



Itinerários e Percursos para Caminhadas Ecológicas e Geológicas na Freguesia de Quiaios

Sob a temática dos grupos paisagísticas e dos seus ecossistemas diferentes descrevemos aqui alguns itinerários e percursos na Freguesia de Quiaios. Estas caminhadas também são oferecidas como caminhadas guiadas pela Associação Trilhos de Esplendor com sede na Praia de Quiaios. Para inscrição numa caminhada contacte a Associação Trilhos de Esplendor (Tel. 967460855 ou Mail: horst.engels@gmail.com)




Fig. 1 - Itinerários para Caminhadas Ecológicas e Geológicas

na Freguesia de Quiaios

-> Abrir com Google Earth



Serra da Boa Viagem





Fig. 2 - Itinerários para Caminhadas Ecológicas na Serra da Boa Viagem

Abrir com Google Earth


Caminho circular ao longo do Cabo Mondego, Farol do Cabo do Mondego e pelo Mirador "Bandeira" na Serra da Boa Viagem com vista esplêndida para o Cabo Mondego, costa atlântica e Dunas de Quiaios.

O Caminho pela Serra é de um grau de dificuldade pouco elevado e conduz na maioria das partes sobre estrada alcatroada. No entanto, em tempos de verão e fins de semana o caminho pela Estrada Nacional que conduz de Quiaios para a Praia de Quiaios é muito perigoso devido ao tráfego elevado e condução indisciplinada. Nestas alturas convém escolher um caminho alternativo pelas dunas de Quiaios até a Praia.


Para o Caminho da Serra existem vários trilhos alternativos de grau de dificuldade variada. A acessibilidade dos caminhos e trilhos depende da capacidade física de cada pessoa, mas é condicionado sobretudo pelas condições meteorológicas que variam muita aqui na costa atlântica e que são muitas vezes imprevisíveis.


Extensão do Caminho circular: 16,1km.


Observações: A Serra da Boa Viagem oferece uma vista esplêndida sobre o Cabo Mondego, a costa atlântica e as Dunas de Mira, Gândara e Quiaios. Ao longo das falésias das praias do Cabo Mondego observa-se o maior afloramento do Jurássico da Europa, em condições excecionais. Os sedimentos de margas calcários e arenitos dispõem-se ao longo da costa desde a praia da Murtinheira, Jurássico Inferior e Médio, até à baía de Buarcos, Jurássico Superior.


Nestes sedimentos são abundantes os fósseis de amonites, belemnites, braquiópodes e bivalves, no Jurássico Inferior e Médio, sendo de salientar no Jurássico Superior as pegadas de dinossauros, algumas das quais em excelente estado de conservação.





O Farol do Cabo Mondego


Além da riqueza geológica encontra-se na Serra da Boa Viagem uma extraordinária riqueza biológica com plantas raras e bem adaptadas ao clima marítimo. Também a fauna tem interesse especial devido às falésias que atraem muitas espécies de aves de rapina.





Exploração de Cal hidráulica pela CIMPOR no Cabo Mondego





Os Recifes do Cabo Mondego






Iris lusitanica – espécie rara na Serra da Boa Viagem





Depósitos calcários de uma cascata num vale perto de um moinho de água em Quiaios






Ruína do moinho de água



Vegetação que lembra à vegetação laurissilva ao pé da cascata e moinho de água de Quiaios





Falésias e Recifes do Cabo Mondego






Fig. 3 - Itinerários para Caminhadas Geológicas na Serra da Boa Viagem

-> Abrir com Google Earth


Caminhada ao longo da Praia da Murtinheira e pela Serra da Boa Viagem. O caminho oferece vistas esplêndidas para o Cabo Mondego e a costa atlântica - e permite a descoberta de fósseis do Jurássico (é estritamente proibido pela lei portuguesa levar estas fósseis, mas pode fotografa-los).

O caminho é de grau de dificuldade média e não é recomendável no inverno e em tempos chuvosos.



Extensão do caminho: 6km



Observações:






Polvo e Mexilhão – moluscos frequentes nos recifes do Cabo Mondego


Os recifes do Cabo Mondego são ricos em espécies de animais marinhos.


Ao longo das falésias das praias do Cabo Mondego observa-se o maior afloramento do Jurássico da Europa, em condições excecionais. Os sedimentos de margas calcários e arenitos dispõem-se ao longo da costa desde a praia da Murtinheira, Jurássico Inferior e Médio, até à baía de Buarcos, Jurássico Superior.


Nestes sedimentos são abundantes os fósseis de amonites, belemnites, braquiópodes e bivalves, no Jurássico Inferior e Médio, sendo de salientar no Jurássico Superior as pegadas de dinossauros, algumas das quais em excelente estado de conservação.







Fóssil – Amonite do Jurássico




Praias e Dunas de Quiaios





Fig. 4 - Itinerários para Caminhadas Ecológicas nas Dunas de Quiaios

-> Abrir com Google Earth


Caminho circular em terreno plano que conduz ao longo da costa atlântica por meio das dunas móveis e dunas arborizadas. Florísticamente interessante com endemismos lusitânicos e ibéricos (p.e. Camarinhas - Corema album).

Paisagisticamente muito lindo com dunas em estado muito bom de conservação.

O Caminho pelas Dunas não tem grau de dificuldade elevada além do comprimento de 22km. Este caminho pode fazer-se também bem com uma bicicleta (excluindo a parte da praia).


Extensão total do caminho: 22km




Vista para as Dunas de Quiaios a partir da Serra da Boa Viagem


Observações:

Encontram-se ao longo da Praia de Quiaios dunas de vários tipos de orogénese: as dunas móveis com dunas embrionárias, primárias e secundárias que se estendem em paralelo à costa – mas também a seguir a estas dunas móveis dunas arborizadas sobre dunas transversais que são frequentemente intercaladas por depressões intradunares. Além disso existem entre o limite da zona dunar e a zona do interior ainda lagoas dunares que constituem ecossistemas raros e valiosos.






Surfista na Praia da Murtinheira


As dunas tem uma Flora e Fauna bastante específica, as vezes com plantas e animais que se encontram apenas aqui e que constituem frequentemente endemismos (plantas com uma distribuição exclusiva) à nível nacional, ibérico ou europeio. Nas dunas de Quiaios são p.e. as camarinhas (Corema album) que constituem um endemismo ibérico.









Camarinhas (Corema album) nas Dunas arborizadas com rico tapete de liquens e musgos




Lagoas de Quiaios




Fig. 5 - Itinerários para Caminhadas Ecológicas para as Lagoas de Quiaios

-> Abrir com Google Earth


Este Caminho não tem grau de dificuldade elevado e conduz maioritariamente sobre estrada alcatroada. Pode fazer-se à pé ou de bicicleta a partir de Quiaios ou a partir da Lagoa das Braças.


Extensão do caminho:

Quiaios até as Lagoas: 5km

Distância entre as 3 Lagoas: 8km.






Lagoa de Quiaios

Observações:


As Lagoas de Quiaios (Lagoa das Braças; Lagoa da Vela e Lagoa do Salgueiro) oferecem paisagens muito bonitas com as lagoas dunares que já são uma raridade em sim e têm espécies raras de plantas e animais. Ideal para biólogos e observação de aves.





Drosera intermedia – uma planta carnívora das Lagoas de Quiaios


´

Para mais informações sobre Fauna e Flora desta região podem consultar os blogues da Associação Trilhos de Esplendor com sede na Praia de Quiaios (Caminhadas na Praia de Quiaios; Flora da Serra da Boa Viagem; Fauna da Serra da Boa Viagem; Habitats do Triângulo do Cabo Mondego). Pode ver também o site: Lagoas de Quiaios.

Uma lista com nomes científicos, 5000 fotos e weblinks para cerca de 1000 espécies de plantas e animais desta região encontra-se na folha de cálculo: "Fauna e Flora do Triângulo do Cabo Mondego - Serra da Boa Viagem - Google Docs".

Para ver mais caminhadas: veja o blogue: Caminhadas na Praia de Quiaios

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores

Contribuidores