Caminhada do Farol atá a Bandeira
com Alunos do 5.ano da
Escola Básica de Buarcos
21 de Março de 2012
No dia 21 de Março de 2012 fizemos com as Professoras Cecilia Sousa e ... e com um Professor Alemão, Horst Engels, às 14.30h a partir do Farol do Cabo Mondego uma caminhada até a Bandeira , um mirador com vista para o Oceano Atlântico e para as Dunas de Quiaios.
Iniciamos a caminhada com algumas reflexões sobre aquele que nós, os seres humanos, somos capaz de sentir e perceber da Natureza. Por isso falamos sobre os 5 sentidos fundamentais humanos (olfacto, tato, visão, audição e paladar) e como todas as impressões dos sentidos passam pelo cerebro. Desta forma não é todo natural que vemos, ouvimos ou sentimos todos coisas diferentes. O Professor Alemão que contava isto, mostrou que existem plantas muito pequenas entre as pedras do pavimento da rua que nós ainda não tinhamos observado. Assim ele mostrou que não vemos todos com os mesmos olhos.
A seguir, na subida, falamos sobre as plantas que foram introduzidas em Portugal e que invadem muitas vezes a serra. Uma destas plantas é a Acacia longifolia que é introduzida da Australia onde o fogo ajuda a ela para germinar . Aqui também germinou mais rapidamente depois de um grande fogo em ?1988, e a Acacia longifolia começou a invadir a serra acima do Farol.
Falamos sobre os nomes que os cientístas dão às plantas e que as identificam pelo o nome do género e da espécie . Também falamos sobre as espécies (autóctonas) que pertencem à flora desta serra e que não foram introduzidas.
No entanto, segundo o professor, a grande seca deste ano não deixa observar tantas espécies de plantas como nos outros anos.
Na subida para a Bandeira encontramos fósseis de um período geológico chamado Jurássico da era do Mesozóico (em que viviam também os dinossauros) e o professor explicou que as extracções do calcário aqui na serra são apenas possíveis porque os animais (como os amonites ) com esqueletos calcários petrificaram no fundo dos oceanos antes que estes foram levantados para formarem esta serra.
Ao longo do ?caminho geológico que está marcado com linhas amarelo-vermelhos aprendemos também interpretar estas marcações do caminho.
Mais para cima observamos frutificações dos pinheiros, no total 3 espécies, Pinheiro Manso , Pinheiro Bravo e Pinheiro de Alepo que existem aqui na serra e dos quais o Pinheiro de Alepo está a tomar conta de grande parte das encostas.
Quando chegamos à Bandeira depois de uma subida mais ou menos cansativa, tinhamos observado muitas coisas novas da Natureza desta Serra.
https://picasaweb.google.com/104297452605179438202/20120321CMCaminhada?authkey=Gv1sRgCITr4Z2PnLXyZQ
Sem comentários:
Enviar um comentário