Se querem descobrir e fotografar achados da Natureza da Praia de Quiaios e da Serra da Boa Viagem, visitem uma das regiões mais ricas em Biodiversidade e Geologia de Portugal!


Pesquisar neste blogue

Mapa da Serra da Boa Viagem com Trilhos (Triângulo do Cabo Mondego)

sábado, 13 de abril de 2013

Caminhada para a Bandeira

Caminhada do Farol atá a Bandeira

com Alunos do 5.ano da

Escola Básica de Buarcos

21 de Março de 2012

No dia 21 de Março de 2012 fizemos com as Professoras Cecilia Sousa e ... e com um Professor Alemão, Horst Engels, às 14.30h a partir do Farol  do Cabo Mondego uma caminhada até a Bandeira , um mirador com vista para o Oceano Atlântico e para as Dunas de Quiaios.

Iniciamos a caminhada com algumas reflexões sobre aquele que nós, os seres humanos, somos capaz de sentir e perceber da Natureza. Por isso falamos sobre os 5 sentidos fundamentais humanos (olfacto, tato, visão, audição e paladar)  e como todas as impressões dos sentidos passam pelo cerebro. Desta forma não é todo natural que vemos, ouvimos ou sentimos todos coisas diferentes. O Professor Alemão que contava isto, mostrou que existem plantas muito pequenas entre as pedras do pavimento da rua que nós ainda não tinhamos observado. Assim ele mostrou que não vemos todos com os mesmos olhos.

A seguir, na subida, falamos sobre as plantas que foram introduzidas  em Portugal e que invadem muitas vezes a serra. Uma destas plantas é a Acacia longifolia  que é introduzida da Australia onde o fogo ajuda a ela para germinar . Aqui também germinou mais rapidamente depois de um grande fogo em ?1988, e a Acacia   longifolia  começou a invadir a serra acima do Farol.

Falamos sobre os nomes que os cientístas dão às plantas e que as identificam pelo o nome do género  e da espécie . Também falamos sobre as espécies (autóctonas) que pertencem à flora desta serra e que não foram introduzidas.

No entanto, segundo o professor, a grande seca deste ano  não deixa observar tantas espécies de plantas como nos outros anos.

Na subida para a Bandeira encontramos fósseis de um período geológico chamado Jurássico  da era do Mesozóico   (em que viviam também os dinossauros) e o professor explicou que as extracções do calcário  aqui na serra são apenas possíveis porque os animais (como os amonites ) com esqueletos calcários  petrificaram no fundo dos oceanos antes que estes foram levantados para formarem esta serra.

Ao longo do ?caminho geológico  que está marcado com linhas amarelo-vermelhos aprendemos também interpretar estas marcações do caminho.

Mais para cima observamos frutificações  dos pinheiros, no total 3 espécies, Pinheiro Manso , Pinheiro Bravo  e Pinheiro de Alepo  que existem aqui na serra e dos quais o Pinheiro de Alepo  está a tomar conta de grande parte das encostas.

Quando chegamos à Bandeira depois de uma subida mais ou menos cansativa, tinhamos observado muitas coisas novas da Natureza desta Serra.

https://picasaweb.google.com/104297452605179438202/20120321CMCaminhada?authkey=Gv1sRgCITr4Z2PnLXyZQ

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores

Contribuidores