Se querem descobrir e fotografar achados da Natureza da Praia de Quiaios e da Serra da Boa Viagem, visitem uma das regiões mais ricas em Biodiversidade e Geologia de Portugal!


Pesquisar neste blogue

Mapa da Serra da Boa Viagem com Trilhos (Triângulo do Cabo Mondego)

sábado, 13 de abril de 2013

Mais uma caminhada no outono ...

Mais uma caminhada no outono ...

2 de Novembro. O tempo estava explendido e decidi caminhar novamente ao longo da Encosta da Serra da Boavigem até Quiaios, partindo da Praia de Quiaios. O caminho passa ao lado do moinho do Pardal por uma subida íngreme, no meio de um carrascal - que nesta altura do ano é especialmente bonito com as bolotas de um pequeno carvalho, o carrasco ( Quercus coccifera ) - bem apreciados pelos javalis - e dos arbustos de medronheiros ( Arbutus unedo ) com os seus frutos vermelhos. Estes frutos deliciosos do medronheiro sabem a morangos, e na alemanha chama-se este arbusto/árvore "Erdbeerbaum" que se traduz por "Árvore de morango". Este arbusto que pode realmente atingir dimensões de árvore, não tem nada com morangos, mas pertence a familia das Ericáceas, em Portugal mais conhecidos por urzes. Dos frutos do medronheiro produz-se também um aguardente bem apreciado - produz-se um licor - e até geleia e um belissimo vinagre pode-se fazer a partir deste fruto. A madeira, de uma cor avermelhada e dura - ardendo em chama lenta - é apreciada para a destilação dos aguardentes e para queima nas lareiras.

Aqui umas impressões fotograficas desta caminhada:

... o carrasco ( Quercus coccifera )

...a encosta da Serra da Boaviagem

... o medronheiro ( Arbutus unedo )

... uma flor do medronheiro ( Arbutus unedo )

...bem visível o carpelo e os estames appendiculadas

...mais uma ericácea, Erica arborea , com pelos plumosos  bem visíveis nos ramos novos.

...bela vista para o mar

...   Pinus pinea  - o pinheiro manso

... e Pinus pinaster , o pinheiro bravo - aqui um exemplar que assemelha-se com um bonsai gigante.

...cogumelos - aqui uns exemplares do género Suillus .

...alguns arbustos de Ulex  ainda estão em flor

... e aqui parece haver outra espécie da familia das ericáceas, Erica scoparia , que se encontra frequentemente junto com Erica arborea . As flores desta espécie são ainda bem mais pequenos do que da Erica arborea . Nos ramos jovens da Erica scoparia , embora com cor acinzentada, não se observem os pelos brancos como na Erica arborea .

...estes frutos parecem azeitonas à primeira vista, mas são os frutos do loureiro ( Laurus noblis ) que se encontra aqui nesta mata ao pé de um leito de uma pequena ribeira que apenas tem água nos meses do inverno (o lugar de um ántigo moinho e azenhas de água  ) no vale a seguir à Rua de Visa.

... o cardo-corredor ( Eryngium campeste )  - esta planta parece à primeira vista uma espécie de um cardo, mas pertence na realidade à familia dos Umbelliferae , e não a dos Compositae  como os verdadeiros cardos.

... um velho choupo ( Populus nigra ) mostra bem que há água aqui no solo.

... e um lindo Quercus broteroi mostra que existem aqui também espécies de carvalhos com folhas caducifolias que cãem no inverno ou antes da primaveira chegar.

...isto é um antigo forno de cal - uma ruina assombrada.

...Quiaios à vista

... Euphorbias characias  - também uma planta característica desta mata. Tem um leite branco e é venenosa.

...isto parecia-me à primeira vista os frutos da Lonicera . Mas na realidae, são provavelmente os frutos de uma ou de outra trepadeira, da Bryonia dioica    ou de Tamus communis   , cujos frutos se assemelham bastante. Porém, Tamus communis  pertence à família de Dioscoreaceae  é uma família de plantas monocotiledóneas , com cerca de 750 espécies distribuídas em oito ou nove géneros, enquanto Bryonia dioica  pertence à familia dos Cucurbitaceae  à qual pertencem os pepinos e as cabaças. Cuidado: as bagas de ambas as espécies são altamente venenosas!

... atrás o moinho ou arzenha de água e em frente o feto ( Pteridium aquilinum )

...salgueiros (aqui Salix alba ) cujas varas (os vimes) são usados no fabrico artesanal dos cestos e que também têm na casca e nas folhas uma substância que se usa na aspirina por fins medicinais, o ácido acetilsalicílico.

... figueiras ( Ficus carica ) na entrada de Quiaios

...algumas das figueiras já bem cobertas por heras ( Hedera helix )

Voltar

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores

Contribuidores