Se querem descobrir e fotografar achados da Natureza da Praia de Quiaios e da Serra da Boa Viagem, visitem uma das regiões mais ricas em Biodiversidade e Geologia de Portugal!

Pesquisar neste blogue

Mapa da Serra da Boa Viagem com Trilhos (Triângulo do Cabo Mondego)

sábado, 13 de abril de 2013

Pesca com Rede de Emalhar (Majoeira) (I)

Pesca com Rede de Emalhar (Majoeira) (I)

Deu-se oportunidade de tirar umas fotografias de uma arte de pesca (de majoeira) que se pratica aqui nas costa atlântica na zonas de Quiaios, Mira, Nazaré e Vieira.

Redes de emalhar  são um tipo de artes de pesca  passivas em que os peixes  ou crustáceos  ficam presos em suas malhas  devido ao seu próprio movimento.

São aparelhos  relativamente simples, pois consistem, na sua forma básica, em retângulos  de rede com flutuadores  numa extremidade e pesos na oposta, que é lançada à água num local onde se saiba haver cardumes  de peixe  a nadar, os quais ficam "emalhados" ou seja presos nas malhas da rede, normalmente pelos espinhos ou opérculos. Esses retângulos podem ter poucos metros  e ser operados por dois pescadores  a pé, ou podem ter vários quilômetros  e constituirem o principal instrumento de pesca dum barco-fábrica .

Na praia da Nazaré  e da Vieira  é usada rede de emalhar estacada na baixa mar, sem auxílio de embarcação para pesca de robalo , sargo  e outras espécies. Esta arte é chamada aqui de majoeira e habitualmente é armada em Janeiro e Fevereiro, durante a desova .

Parte II

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores

Contribuidores